Dicas para manter uma boa saúde ocular

Você já parou pra pensar sobre a grande importância que é ter uma boa visão? Muitas pessoas não levam isso a sério e talvez futuramente alguns problemas recorrentes sobre isso podem lhe pregar uma peça, por isso, segue abaixo dicas para manter uma boa saúde ocular.

Veja algumas dicas para manter uma boa saúde ocular:

Dica 1. Leve seu filho(a) anualmente ao oftalmologista

Nossas crianças estão vulneráveis à diversas doenças oculares. Algumas das principais são o Estrabismo e a ambliopia. O estrabismo consiste na presença de um desvio ocular (olho torto) e pode levar à perda visual grave se não tratado adequadamente. O estrabismo pode aparecer na forma de desvios grandes, facilmente visíveis por qualquer pessoa, mas também aparecem na forma de microdesvios, muito difíceis de serem detectados e por isso é tão importante uma consulta oftalmológica.

Quando detectados precocemente o tratamento é realizado (óculos, oclusão ou cirurgia) e a visão é recuperada na maior parte dos casos. As consultas devem ocorrer desde o primeiro ano de idade.

Dica 2. Use óculos de proteção ao realizar atividades de risco

Algumas atividades como martelar um prego na parede, serrar uma tábua de madeira ou até mesmo usar produtos de limpeza pesada em casa carregam um risco que muitas vezes é ignorado.

Nos pronto socorros aparecem diariamente pacientes com lesões oculares graves como perfurações e queimaduras químicas decorrentes dessas atividades. Como prevenir? O mais simples é usar um óculos de proteção.

Dica 3. Use óculos escuros com proteção UV adequada

Quem fica muitas horas por dia exposto ao sol absorve radiação ultravioleta não só pela pele mas também pelos olhos. A retina, estrutura vascularizada localizada no interior do olho pode sofrer lesões e até queimaduras devido à exposição exagerada, particularmente se a pessoa tem o hábito de olhar diretamente para o sol sem proteção. Óculos escuros possuem proteção contra essa radiação nociva e evitam esse problema.

Dica 4. Não durma de lente de contato

O uso de lentes de contato é algo muito difundido na atualidade. Além do uso mais corriqueiro que é a eliminação dos óculos, jovens em sua maioria as usam também para mudar a cor dos olhos.

Não há problemas em usa-las, desde que sejam seguidas as recomendações médicas. As principais são: usar os produtos de limpeza adequados, descarta-las após a data de vencimento ou tempo de uso completo e não dormir com as lentes! Ao dormir com as lentes a oxigenação da córnea reduz e pode estimular lesões como úlceras da córnea.

Dica 5. Se informe sobre as principais doenças oftalmológicas

A informação é a base para a prevenção. Sabendo o que se deve evitar e quais doenças prevenir tudo fica mais fácil. Uma consulta com oftalmologista deve ser feita anualmente. O objetivo da consulta não é somente checar o grau dos óculos mas também prevenir algumas doenças muito comuns.

Glaucoma: Doença relacionada à pressão intraocular.

Ceratocone: Saiba mais sobre o Ceratocone.

Degeneração macular relacionada à idade: Saiba mais sobre a Degeneração macular relacionada à idade.

Catarata: Saiba mais sobre a cirurgia de catarata.

Finalizando

Guest post criado pelo Dr. Aron Guimarães que atualmente se dedica ao tratamento de doenças oculares e ao ensino da oftalmologia. Não deixe de visitar o seu site ok?

Site: http://aronguimaraes.com.br/

 

 

 

 

8 Dicas sem CHURUMELAS e é SUA ! Pegue-as agora !

Ronaldo

Olá meu nome é Ronaldo, tenho um filho e sou casado. Sou apaixonado por tudo que diz respeito a saúde e bem estar. Com um pouco de tempo estou me dedicando ao meu blog e irei postar aqui tudo direcionado a este assunto. Podem mandar seus comentários, críticas e sugestões ok ? O que vale aqui é aumentar a nossa qualidade de vida !

Website: http://www.saudeextrema.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *