Saúde na escola

A saúde na escola é considerada cada vez mais importante tanto no Brasil, como em outros países. Isso porque é nessa fase educacional que as crianças devem aprender sobre tudo. Além disso, é nesse período que elas passam a maior parte do seu tempo dentro das escolas.

Com isso, até mesmo o governo implantou campanhas de incentivo a promoção da saúde para as escolas, pois o conjunto da educação e da saúde pode resultar em cidadãos mais conscientes e, por isso, mais saudáveis.

Entre as várias vertentes, a principal é a de prevenção. As crianças e adolescentes precisam aprender a cultivar hábitos saudáveis no seu dia a dia, assim como é necessário que conheçam as doenças, suas causas e seus tratamentos. No entanto, o foco principal é ensinar aos alunos uma educação saudável, como ter uma vida saudável em todos os aspectos.

A importância da educação com a saúde na escola

Saúde na escolaPara aplicar a saúde na escola é preciso da parceria dos diversos setores da saúde, pois é essencial trazer os profissionais da saúde para dentro do ambiente escolar para palestrar sobre assuntos com mais propriedade, e para que os estudantes conheçam a visão profissional sobre o assunto.

Outros recursos, como as mídias usadas para ilustrar as explicações e a teoria sobre saúde, são importantes para ajudar na fixação do aprendizado. Vale lembrar que o tema também abrange a saúde bucal, que deve ser estimulada dentro das escolas com a mesma importância.

Para fortalecer o aprendizado, algumas práticas permitem a interação do estudante com o assunto saúde na escola, como os trabalhos escolares, músicas e teatros sobre o tema. É por isso que o ambiente escolar é ideal para inserir o ensino sobre saúde, pois com a linguagem adequada é possível obter melhores resultados.

A saúde na escola colabora com a criação de condições, nas relações e no ambiente escolar, que favorecem a saúde dos estudantes. Contribui também com o crescimento de cidadãos saudáveis e com princípios de saúde.  As orientações sobre saúde também promovem e protegem as práticas saudáveis dentro das escolas, assim como apoiam a inclusão de alunos com necessidades especiais e geram um ambiente mais saudável.

Os pais também devem ficar atentos a saúde na escola, haja visto, que as crianças tem a escola como sua segunda casa e já que passam também sua maior parte do tempo nela, sua interação juntamente com a de casa é extremamente importante para este contexto.

 

8 Dicas sem CHURUMELAS e é SUA ! Pegue-as agora !

Ronaldo

Olá meu nome é Ronaldo, tenho um filho e sou casado. Sou apaixonado por tudo que diz respeito a saúde e bem estar. Com um pouco de tempo estou me dedicando ao meu blog e irei postar aqui tudo direcionado a este assunto. Podem mandar seus comentários, críticas e sugestões ok ? O que vale aqui é aumentar a nossa qualidade de vida !

Website: http://www.saudeextrema.com.br

1 Comentário

  1. Pingback: Volta as aulas ! Mas e a saúde das crianças ? - Saúde Extrema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *