Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável por revestí-lo, proteger seus órgãos, produzir vitamina D, essencial para o desenvolvimento dos ossos. Além disso, confere certa proteção contra a luz solar, radiação e micro-organismos potencialmente patogênicos. Veja um pouco mais da morfofisiologia da pele e alguns problemas frequentes:

A pele é formada por três camadas: hipoderme, derme e epiderme. Esta primeira, mais profunda, possui grandes vasos sanguíneos e conecta a derme com o músculo e o tecido adiposo. A derme é a camada intermediária, que contempla elementos como as glândulas sebáceas produtoras de secreção sebácea e o folículo piloso, produtor do pêlo. Quando há uma desordem na produção de sebo, há um aumento desta substância favorecendo a proliferação bacteriana, surgindo a acne por conta da pele oleosa.

Para evitar problemas na epiderme, camada que preferencialmente é a mais afetada e traz mais preocupação das pessoas (principalmente estética) seguimos o padrão: limpeza, hidratação, esfoliação e proteção. A limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, assim como a hidratação: ao acordar e antes de dormir. Se a pele é muito seca, a limpeza pode ser feita apenas uma vez. Esfoliação pode irritá-la se feita todos os dias, devendo ser restrita a uma ou duas vezes por semana no máximo. Na velhice os cuidados devem ser mais intensivos.

pele2

Câncer de pele

O câncer de pele é o mais comum no ser humano e representa 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Existem três tipos principais de cânceres de pele, são eles:

Carcinoma Basocelular: É um dos cânceres de pele mais frequentes, mas também, com maior índice de cura. É uma lesão de crescimento lento na camada basal da epiderme. Afeta mais os homens e costuma ser rara entre negros e crianças.

Carcinoma Espinocelular: Surgem na superfície da pele e nas regiões mais expostas ao sol como rosto, cabeça, pescoço, braços, mãos e pés. É muito mais agressivo do que o carcinoma basocelular afetando diretamente os pulmões, colo do útero e mucosa da boca.

Melanoma: Este se desenvolve nos melanócitos, que são responsáveis pela pigmentação da pele. Ele aparece em forma de manchas que pode surgir nos olhos, membranas mucosas, exposição exagerada ao sol e histórico anterior na família.

Os cuidados devem ser redobrados tendo em vista a manutenção de uma pele bonita e saudável. Com o aumento do aquecimento global, os índices de câncer de pele, principalmente em pessoas com a pele clara, se perpetuam enormemente. O uso de protetor solar e evitar tomar sol entre as 11 da manhã e as 4 da tarde são cuidados imprescindíveis para evitar a doença. O prognóstico é ruim se a doença for descoberta tarde, incluindo casos de disseminação para outros órgãos. Existem vários tipos de tratamentos de combate, isso vai depender de cada caso, mas, o mais comum mesmo, é através da cirurgia. Todo cuidado é pouco!

8 Dicas sem CHURUMELAS e é SUA ! Pegue-as agora !

Ronaldo

Olá meu nome é Ronaldo, tenho um filho e sou casado. Sou apaixonado por tudo que diz respeito a saúde e bem estar. Com um pouco de tempo estou me dedicando ao meu blog e irei postar aqui tudo direcionado a este assunto. Podem mandar seus comentários, críticas e sugestões ok ? O que vale aqui é aumentar a nossa qualidade de vida !

Website: http://www.saudeextrema.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *