Obesidade – Como se prevenir

A obesidade é uma doença multifatorial, com forte influência genética e que afeta grande parte da população, principalmente pelo modo de vida que as gerações mais jovens vêm adotando, com baixa prática de exercícios físicos, alimentação desregrada e abuso de bebidas alcoólicas.

 

Uma pessoa com obesidade tem ainda maiores chances de desenvolver diversas doenças, como a cardiovascular aterosclerose, aumentando o risco de desenvolver infarto e AVC. Estas alterações ocorrem pelo alto consumo de colesterol presente nas principais guloseimas e comidas prediletas dos obesos.

 

As crianças estão cada vez mais com hábitos de vida desregulados, e assim se tornando obesas mais cedo. Antigamente, era comum que se brincasse na rua e fizesse refeições saudáveis. Hoje em dia, as brincadeiras que mais se gastam calorias foram substituídas pelos jogos de computadores e video-games, situações em que o gasto energético é mínimo comparado aos antigos piques, jogos de futebol e basquete, por exemplo.

imagem do google

imagem do google

Para prevenir a obesidade, deve-se mudar o estilo de vida com uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, além de comer em curtos intervalos de tempo como de três em três horas. Investir numa atividade física pelo menos por 30 minutos três vezes na semana também influencia muito na manutenção de um peso ideal, prevenindo ainda doenças ósseas, incidência de câncer, baixa na auto-estima e diversas complicações da obesidade.

 

O tratamento medicamentoso para perder peso apenas é usado a partir da comprovação da falha do tratamento clínico (dieta + atividade física).  E é importante ressaltar que nem sempre os tratamentos mais modernos podem indicar a melhor eficácia para cada caso, que deve ser avaliado isoladamente. A cirurgia bariátrica, redução de estômago, está indicada para pessoas que tenham IMC acima de 50kg/m², obesos mórbidos que teriam tanta necessidade de perder peso que o risco cirúrgico se torna menor que a possibilidade de complicações da doença, então pesquise a fundo antes de qualquer atitude ser tomada !

8 Dicas sem CHURUMELAS e é SUA ! Pegue-as agora !

Ronaldo

Olá meu nome é Ronaldo, tenho um filho e sou casado. Sou apaixonado por tudo que diz respeito a saúde e bem estar. Com um pouco de tempo estou me dedicando ao meu blog e irei postar aqui tudo direcionado a este assunto. Podem mandar seus comentários, críticas e sugestões ok ? O que vale aqui é aumentar a nossa qualidade de vida !

Website: http://www.saudeextrema.com.br

2 Comentários

  1. A luta para perder peso é uma tarefa que exige esforço contínuo. Afinal é difícil mudar radicalmente os velhos hábitos. Para emagrecer com saúde é extremamente necessário praticar atividades físicas e modificar a os hábitos alimentares. Parabéns muito bom o seu artigo.

    • É Adilson, mudar os velhos hábitos é o principal ponto, passando por isso o resto vem fácil. Muito obrigado pelo comentário, sucesso pra você !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *