Um problema conhecido do brasileiro são as frieiras. Infecção fúngica que pode aparecer em qualquer parte do corpo, a frieira acomete, entretanto, principalmente a região entre os dedos dos pés, mãos e virilha. O tratamento é medicamentoso e tópico, com pomadas e uso de cremes locais. A transmissão se dá a partir do contato com objetos contaminados, exposição dos pés a ambiente contaminado principalmente em lugares úmidos, vestiários, locais próximos a piscinas por exemplo. O fungo tem tropismo por este tipo de ambiente.

 

Sintomatologia

Os sintomas da doença são: coceira local, mau cheiro, ardência local e descamação da pele. A pessoa diagnosticada não deve compartilhar produtos como meia, sapatos ou toalhas, pelo risco de transmissão do fungo. Os sintomas podem parar com o início do tratamento, levando o indivíduo a interrompê-lo antes do previsto, o que pode trazer de volta as manifestações clínicas. O tratamento dura em média algumas semanas até meses. Depende do grau de acometimento da frieira, da experiência do médico, etc.

 

Tratamento

Embora o fungo possa ser eliminado facilmente com o uso de anti-fúngicos, mudanças devem ser feitas para obtenção de um resultado mais imediato, como por exemplo, evitar usar sapatos fechados, secar bem os pés antes de calçar meias, manter o local acometido sempre seco e utilização de meias de materiais que não favoreçam as frieiras. Como medicamento temos o Cetoconazol, administrado 2 vezes por dia após o banho em forma de creme.

imagem do google

imagem do google

Prevenção das frieiras

Usar meias de algodão, evitar deixar os pés molhados após o banho, evitar o contato com local infectado e objetos. Os micro-organismos oportunistas podem aproveitar da pele descamada e fazer uma co-infecção no local das frieiras, principalmente infecção bacteriana. É preciso tratar logo esta condição, que pode ainda trazer prejuízos sociais por conta do mau cheiro. O médico indicado para tratar frieiras é o dermatologista.

facebook

Ronaldo

Olá meu nome é Ronaldo, tenho um filho e sou casado. Atualmente trabalho em uma empresa do setor elétrico. Com um pouco de tempo estou me dedicando ao meu blog e irei postar aqui tudo direcionado a saúde e bem estar. Podem mandar seus comentários, críticas e sugestões ok ? O que vale aqui é aumentar a nossa qualidade de vida !

Deixe uma resposta







* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

22 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress