Excesso de Peso causado por problemas na tireoide

As glândulas endócrinas desempenham algum papel no peso de uma pessoa. A tireoide, que controla a taxa de metabolismo do corpo, também controla a taxa em que as calorias são queimadas. Uma vez que, na maioria das pessoas, a tireoide funciona normalmente, não influi no excesso de peso tanto como a quantidade de alimentos que o indivíduo consome.

excesso de peso

Assim, o excesso de peso pode ser consequência de um distúrbio glandular da tireoide. Mas, na maioria dos casos, o excesso de peso é desencadeado devido à má alimentação e a consequência de uma vida sedentária.

Como funciona a tireoide no excesso de Peso?

Se a tireoide de uma pessoa obesa funcionar normalmente, a administração de extrato de tireoide não aumentará sua taxa metabólica. Isso porque a administração do extrato provoca a diminuição do funcionamento da tireoide de tal forma que a quantidade total de hormônios tireoidianos no organismo permanece a mesma.

Ao suspender a administração do extrato, a pessoa tende a engordar porque sua tireoide tornou-se “preguiçosa” temporariamente, diminuindo a produção de hormônios.

Uma dose muito grande de extrato de tireoide pode ser prejudicial, dado que pode aumentar demasiadamente a taxa metabólica, acarretando um quadro semelhante ao do hipertireoidismo. Se perdurar por vários meses, poderá provocar distúrbio cardíaco.

Até recentemente os médicos costumavam dar injeções a intervalos de alguns dias para o paciente perder peso. Esses medicamentos em geral consistiam em diuréticos e produziam resultados apenas temporários, pois causavam a perda de água c não de peso, o que se obtém com a diminuição do tecido gorduroso. Hoje em dia, os médicos rejeitam essa forma de tratamento.

Medicamentos para excesso de Peso

Não existe medicamentos que fazem o paciente perder peso de forma direta.  O que existem, são alguns remédios que diminuem o apetite temporariamente. Contudo, não provocam a perda de peso pela alteração das funções do organismo, e seu efeito raramente é duradouro. A maioria dessas drogas pertence ao grupo das anfetaminas. Frequentemente fazem as pessoas sentirem menos fome. Existem também certos produtos à base de celulose que formam volume, dando ao paciente a sensação de estar com o estômago cheio.

Algumas certas pessoas comem muito e não engordam. Elas aparentemente comem muito, mas na verdade ingerem alimentos de baixo valor calórico e em geral não lambiscam entre as refeições. Além disso, provavelmente são mais ativas e, assim, despendem mais calorias. Há também pessoas que comem bastante, mas não engordam porque sofrem de alguma doença como o diabete e o hipertireoidismo.

Por outro lado, algumas pessoas fazem regime rigoroso e não perdem peso. Um estudo minucioso revelará que essas pessoas não fazem um regime tão rigoroso como alegam, ou não reduzem suficientemente a ingestão de calorias.

Por isso, antes de iniciar uma dieta drástica ou inserir em sua vida um treinamento de alta intensidade física como maratonas, crossfit ou Q48, procure um endócrino, seu problema pode ser na tireoide. Seu problema de peso pode ser solucionado através de medicação e dieta balanceada. Fique atento(a) e até a próxima!

Fonte: Artigo criado pelo amigo e parceiro Alexandre Ávila. Não deixe de conferir mais sobre este assunto AQUI.

 

8 Dicas sem CHURUMELAS e é SUA ! Pegue-as agora !

Ronaldo

Olá meu nome é Ronaldo, tenho um filho e sou casado. Sou apaixonado por tudo que diz respeito a saúde e bem estar. Com um pouco de tempo estou me dedicando ao meu blog e irei postar aqui tudo direcionado a este assunto. Podem mandar seus comentários, críticas e sugestões ok ? O que vale aqui é aumentar a nossa qualidade de vida !

Website: http://www.saudeextrema.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *